A Kia ataca forte no crescente mercado dos híbridos "plug-in" – espera-se quase uma duplicação em Portugal este ano, face a 2016! –, com a sua grande berlina Optima e, em especial, com esta versão mais interessante, o Optima Sportswagon PHEV. Uma aposta forte num tipo de motorização que junta o melhor de dois mundos: a possibilidade de fazer uma vida diária em modo eléctrico, graças a uma autonomia já razoável, com um alcance total que supera os 900 km, ao juntar o motor a gasolina.
HABITÁCULO. De falta de espaço não se podem queixar os ocupantes do Kia Optima Sportswagon, os dos lugares de trás têm até muito para as pernas, viajando de forma desafogada. O condutor tem de fazer face a uma exagerada profusão de botões, em especial quando pretende afinar a climatização a seu gosto, pois além de serem muitos estão numa posição baixa. De resto, contudo, a utilização deste Optima Sportswagon é bastante simples e intuitiva, com a ajuda do ecrã central táctil onde, além das habituais funções (rádio, navegação, etc.), se pode acompanhar o funcionamento do sistema híbrido e o estado da bateria. A bagageira está longe das referências da classe de carrinhas destas dimensões por ter de albergar as baterias. Mesmo assim tem simpáticos 440 litros, podendo rebater-se as costas dos bancos traseiros na proporção 40:20:40 para chegar aos 1574 litros.
AO VOLANTE. Arrancando no modo eléctrico, percebemos que é preciso guiar com algum cuidado e quase sempre em ambiente citadino – o único que garante constante regeneração de energia de travagem – para chegarmos perto dos 62 km de autonomia eléctrica anunciada. Mas também experimentámos esgotar uma carga da bateria com uma condução perfeitamente normal, inclusive com um trecho em ritmo apressado, e fizemos 52 km só com electricidade, o que significa que este Optima Sportswagon PHEV está pronto a satisfazer as necessidades diárias de muita gente sem gastar uma pinga de gasolina! Ou seja, tendo a possibilidade de carregar com facilidade as baterias durante a noite (o período de vazio, em tarifa bi-horária, é o mais barato), consegue fazer a semana de trabalho sem gastar gasolina.
A condução deste Kia revelou-se muito agradável, a nível de conforto, facilidade de utilização e qualidade do equipamento, tanto nas "mordomias", como em termos de segurança activa. Os construtores sul-coreanos têm vindo a evoluir de ano para ano e este Optima Sportswagon PHEV foi uma bela surpresa. É verdade que não é barato – o seu preço é de 50 mil mas decorre uma campanha em que a Kia está a fazer um desconto de cinco mil… – e, para a versão presente nas fotos, houve que juntar mais 450 € pela pintura metalizada e 950 € pelo tecto de abrir panorâmico. Mas é um investimento para durar, ou não tivesse a habitual garantia da Kia de 7 anos ou 150.000 km que é extensível à bateria!
Ficha técnica
Motorização: Híbrida
MOTOR DE COMBUSTÃO
Cilindrada: 1.999 CC
Potência máxima: 156 cv/6.000 rpm
Binário máximo: 189 Nm/5.000 rpm
MOTOR ELÉCTRICO
Potência máxima: 68 cv/2.330-3.300 rpm
Binário máximo: 205 Nm/0-2.330 rpm
SISTEMA HÍBRIDO
Potência máxima: 206 cv
Binário máximo: 375 Nm
Velocidade máxima: 192 km/h
0 a 100 km/h: 9,7 s
Consumo médio: 1,4 l/100 km
Emissões de CO2: 33 g/km
Preço desde: 45.040 €
Preço versão ensaiada: 46.400 €
+ ECONOMIA. Havendo hipótese de ir carregando as baterias, este Kia torna-se extremamente económico de utilizar por conseguir fazer grande parte do dia-a-dia em modo eléctrico. Em viagens, o modo automático vai gerindo a melhor altura para desligar o motor a gasolina de forma a baixar consumos.
- BAGAGEIRA. Isto não é bem um menos... Já se sabe que as baterias têm de ser postas nalgum lado e, no Optima, foram arrumadas no fundo da bagageira, roubando-lhe 112 litros. Mesmo assim sobram generosos 440 litros.